idioma

Notícias - Simulador

Durante congresso em Cancun

06 de Novembro de 2014

Da Assessoria AND

O Instituto Vial Ibero-Americano (IVIA), por meio de seu Comitê Científico Internacional apresentou durante o IV Congresso Ibero-Americano de Segurança Viária realizado no mês de outubro em Cancún (México), uma carta aberta reconhecendo a iniciativa do governo brasileiro de fortalecer a formação dos condutores com o uso de simuladores de direção veicular.

Na carta a presidente do comitê, Elena de La Peña, parabenizou o Brasil e destacou a utilização do equipamento no Rio Grande do Sul, estado pioneiro na implantação do uso de simuladores durante a formação dos novos condutores.

A presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Sawana Carvalho, explica que onúmero de aulas práticas teve alteração. "Antes da resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) eram necessárias um mínimo de 20 horas aulas, os alunos realizavam em média 28 horas aulas. Com o simulador esse número baixa para 25. Isso porque o equipamento também está possibilitando mapear as principais infrações cometidas pelos aprendizes para reorientar as aulas práticas", analisa.

Sawana, relata que a entidade realizou estudos junto as primeiras turmas gauchas onde detectou a queda no percentual de reprovação dos alunos que passaram pelo uso do simulador.

Ainda sobre a carta aberta, o comitê finalizou destacando a necessidade da melhoria da formação dos novos condutores e a importância dos demais países replicarem o uso dos simuladores para que o mundo tenha um trânsito mais seguro.

Fonte: www.and.org.br
voltar